Quinta, 31 de Julho de 2025

Mulher Morre Atropelada Após Queda de Moto Clandestina em Carapicuíba

Motoboy usava conta falsa em plataforma 99 e não tinha habilitação; passageira foi atingida por caminhão após colisão.

30/07/2025 às 19:35
Por: Redação

Um acidente envolvendo um motoboy que trabalhava clandestinamente como mototáxi da plataforma 99 resultou na morte da passageira Maria Cícera dos Santos, de 43 anos. A colisão com um carro causou a queda da passageira, que foi atropelada por um caminhão na manhã desta terça-feira (29), em Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo.

O motoboy, Gabriel Tozzi Lima, de 27 anos, foi preso em flagrante. Ele trabalhava como entregador de pizzas pela manhã e no transporte de passageiros à noite, mas não possuía carteira de habilitação.

Notícias relacionadas:

À polícia, Gabriel afirmou que adquiriu uma conta falsa para trabalhar na plataforma 99 por meio de um anúncio no Facebook.

A moto não foi encontrada no local do acidente, mas na casa de Gabriel. Segundo o boletim de ocorrência, o motociclista confessou que utilizava a moto de sua mãe para trabalhar, sem o conhecimento dela. Ele também disse que ficou com medo da moto ser apreendida e pediu para um colega retirar o veículo do local do acidente.

>> Siga o perfil da Agência Brasil no Facebook

Gabriel foi recolhido à cadeia pública de Carapicuíba, onde permanece à disposição da justiça. Ele responde por homicídio doloso com dolo eventual e falsidade ideológica.

A motorista do veículo que colidiu com a motocicleta, Marcia Maria dos Santos Paiva Silva, de 57 anos, relatou à polícia que dirigia seu veículo quando o trânsito parou devido a um semáforo.

Ao retomar o trajeto, a motorista disse que sentiu o carro “balançar”, desceu do veículo e viu a moto e duas pessoas caídas na rua. Ela ressaltou que estava dentro de sua faixa e em velocidade compatível com a via.

O motorista do caminhão que atropelou Maria Cícera, Donizete de Oliveira Guimarães, de 38 anos, declarou à polícia que parou no cruzamento e, quando o semáforo abriu, reiniciou o percurso em primeira marcha e em velocidade reduzida devido a um aclive.

Poucos metros após iniciar o movimento, ele sentiu algo na roda traseira do caminhão e, ao olhar pelo retrovisor, viu a vítima e a motocicleta caídas na rua.

A ocorrência foi registrada no 1º Distrito Policial de Carapicuíba como homicídio doloso, colisão, falsidade ideológica, condução sem habilitação, alteração artificial do local da infração, além de localização e apreensão de veículo.

Plataforma 99

A plataforma 99 lamentou o acidente e informou que está acompanhando o caso e já entrou em contato com os familiares da vítima para oferecer suporte. A empresa bloqueou definitivamente o perfil do motociclista responsável pela conta usada de maneira fraudulenta e se colocou à disposição das autoridades para colaborar com a investigação. A 99 ressaltou que o perfil dos motoristas parceiros é exclusivo e intransferível, e que possui tolerância zero para fraudes de qualquer natureza.

Prefeitura

A Prefeitura de Carapicuíba lamentou o ocorrido e se solidarizou com os familiares da vítima. Em nota, afirmou que o serviço de mototáxi não é regulamentado no município. As Secretarias de Transporte e Trânsito e de Segurança Pública intensificarão a fiscalização de trânsito e reforçarão as ações de monitoramento e controle.

*Estagiário sob supervisão de Eduardo Luiz Correia